A Auditoria Interna: Proposta Metodológica de Ações Educativas e Preventivas nos Estabelecimentos de Assistência à Saúde no Estado de Mato Grosso


Resumo
O presente trabalho é um projeto de Pesquisa de Mestrado da Facultad de Estúdios de Postegrado Universidade Politécnica e Artística do Paraguai - UPAP do Programa MERCOSUL Brasil/Paraguai em Educação que propõe como objetivo elaborar uma metodologia de caráter educativa e preventiva norteando a Auditoria Interna nos estabelecimentos de saúde em Mato Grosso.

Objetivo Geral: Elaborar uma metodologia de caráter educativo-preventivo na busca de melhoria da assistência médica com qualidade a usuários do SUS de Mato Grosso.

Objetivos Específicos: Caracterizar a metodologia de auditoria educativa e preventiva praticada  atualmente pela AGSUS/SES/MT;  Diagnosticar a estrutura da auditoria em saúde da SES de Mato Grosso;  Evidenciar os benefícios das ações de auditoria educativa preventiva na melhoria da qualidade dos serviços prestados nos estabelecimentos de assistência à saúde (E. A. S.).

Justificativa: Considerando a importância do tema da pesquisa em discussão e a execução de uma política nacional/regional de promoção à saúde para Mato Grosso o projeto de pesquisa propõe a adoção de ações educativas e preventivas na rotina de trabalho da AGSUS/SES/MT, especificamente relacionada na Auditoria Interna.

Metodologia: A fundamentação teórica centra-se na bibliografia de autores na literatura especializada tais como: Attie (1992), Barbosa, O. A. & Carvalho, I. C. S. (1998) outros e Brasil/Ministério da Saúde. Utilizar-se-á se a abordagem metodológica qualitativa através da aplicação de questionários fechados junto aos Auditores da AGSUS/SES-MT e um levantamento dos documentos (insumos) correlatos com o tema pesquisado.

Referências Bibliográficas:
ATTIE, W. Auditoria interna. São Paulo, Atlas, 1992. BARBOSA, O. A.; CARVALHO, I.C.S. Educação em saúde – eixos norteadores e programação do núcleo de educação e prevenção em Saúde – NEPS. Cuiabá, SESI-SFIEMT, 1998. BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento Nacional de Auditoria do SUS. Orientações técnicas sobre auditoria na assistência ambulatorial e hospitalar no SUS: caderno 3. Ministério da Saúde. Departamento Nacional de Auditoria do SUS – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2005.