sábado, 30 de julho de 2011

PAPEL DO AUDITOR NO SISTEMA DE SAÚDE


PAPEL DO AUDITOR NO SISTEMA DE SAÚDE

Jáder Pereira de Souza[1]
                                                                 
                          ______________________________________________________________________

Introdução

            A grandiosidade e complexidade dos sistemas públicos e privado de saúde, aliado ao alto custo financeiro envolvido na assistência à saúde tem exigido e envolvido cada vez mais os auditores na condução, avaliação e controle do sistema.
            O surgimento do Código de Defesa do Consumidor e a massificação da assistência à saúde mudaram o entendimento da relação dos médicos, odontológos, fisioterapeutas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, enfermeiros e toda a estrutura envolvida no processo de assistência à saúde (hospitais, planos de saúde, cooperativas, etc.) com seus clientes, fazendo desta relação um contrato entre fornecedores e consumidor com todas as implicações legais envolvidas nestes contratos.
            Segundo ALMEIDA (1990), o auditor tem a necessidade de conhecer toda a legislação envolvida nesta relação para que possa analisar, orientar e emitir pareceres nos conflitos que surgem envolvendo os interesses de todas as partes dentro do sistema, com segurança, conhecimento de causa, coerência e justiça. As empresas privadas do setor de saúde e mesmo o sistema público têm no uso da auditoria em seus processos uma ferramenta de orientação para tomada de decisões em todos os campos de sua credibilidade e muitas vezes a própria sobrevivência no mercado e na comunidade. O auditor por sua vez tem cada vez mais necessidade de conhecimentos nesta área com finalidade de que seu trabalho esteja em consonância com o desenvolvimento da sociedade como um todo.
              Um outro ponto a ser encarado pelos auditores é a “necessidade de agir cada vez mais guiado por princípios éticos já que a ética é exigida em todos os níveis da atividade humana em particular nas relações que envolvem o bem maior de todos os seres humanos: a vida. A ética deve ser levada em conta em todas as etapas do processo de assistência à saúde têm seus respectivos códigos de ética que se pautam por princípios éticos gerais e universais e também os específicos para cada 
             

 Objetivo Geral - propor uma metodologia de Auditoria Interna focada na prática de ações educativas e preventivas em seu contexto multiprofissional com vistas à garantia de uma assistência com qualidade nos Estabelecimentos da Assistência à Saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde.
 Método - pesquisa bibliográfica exploratória, utilizando-se os referenciais bibliográficos para destacar os alicerces da Auditoria enquanto um instrumento de Educação em Saúde, bem como para evidenciar o papel do auditor-educador. Ressalta-se que a maior parte do material publicado na área de Auditoria, enfoca-a sob o ponto de vista segmentado, como por exemplo, no setor privado – sob a ótica de análise de contas médicas; no setor público – sob a ótica da fiscalização da aplicação de recursos oriundos do SUS e sob a ótica da fiscalização de serviços – autorização de funcionamento. Resultado - Ao finalizar este trabalho, apresenta-se como sugestão a Metodologia Proposta para Implantação de Projeto Pedagógico da Prática Educativa, pois, assim como na Auditoria de Processo, esta é executada de forma ao cumprimento de determinadas normas para garantia da execução de um determinado processo de trabalho, esta checagem acontece de forma mais harmônica. Conclusão - O referencial teórico pesquisado mostra que o caminho para o exercício de uma Auditoria de caráter educativo está mais próximo do que se imagina. Para tanto, propõe-se uma metodologia para o exercício da auditoria de forma educativa - preventiva.

Descritores: Sistema de Auditoria, Cidadania e Saúde, Qualidade na Prestação dos Serviços, Auditoria Educativa.


[1]Enfermeiro Auditor – Auditoria Geral do SUS/SES/MT. Graduação Em Enfermagem e Obstetrícia em 1994 pela Faculdade de Enfermagem-UFMT. Pós-graduação em Administração Hospitalar em 1997 pela UNAERP/SP, Especialista em Formação Pedagógica em Educação Profissional na área da Saúde: Enfermagem em 2004 pela UFMT/FIOCRUZ/MS, Especialista em Auditoria em Sistemas Públicos de Saúde em 2007 pela ESP/SES/MT. Mestrando pela UPAP/PY em 2011.